Skip navigation

Espaços para ajustar tela

Please use this identifier to cite or link to this item: http://bibliotecadigital.abong.org.br/jspui/handle/11465/181
Title: Crianças, adolescentes e violência: Subsídios à IV Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente
Authors: NORMANDO, Batista
SILVA, Cláudio Augusto Vieira da
GIUSTINA, Pe. Joacir Delia
MAIOR NETO, Olympic de Sá Sotto
GRACIANI, Maria Stela Santos
FELIPE, Mara
PRANKE, Charles Roberto
SANCHEZ, Rachel Niskier
SILVA, Maria Izabel da
GOIÁS, Jussara de
COLARES, Marcos
SILVA, José Fernando da
Keywords: Estatuto da Criança e do Adolescente;Trabalho Infantil;Exploração sexual de crianças e adolescentes;Idade penal e co-responsabiiidode social
Issue Date: Nov-2001
Publisher: Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais
Citation: Crianças, adolescentes e violência: Subsídios à IV Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. Normando Batista, Cláudio Augusto Vieira da Silva, Pe. Joacir Delia Giustina, Olympic de Sá Sotto Maior Neto, Maria Stela Santos Graciani, Mara Felipe, Charles Roberto Pranke, Rachel Niskier Sanchez, Maria Izabel da Silva, Jussara de Goiás, Marcos Colares, José Fernando da Silva. ABONG, São Paulo - 2001.
Series/Report no.: Cadernos ABONG;29
Abstract: Este Caderno apon­ta para a necessidade da mobilização da sociedade a fim de cobrar a efetivação do princípio constitucional da prioridade absoluta, Artigo 227 e o parágrafo único do Art. 4*" do Estatuto, alíneas c e d: c) preferência na formulação e na execução das políticas sociais públi­cas; d) destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção à infância e juventude. E necessário assegurar recursos nos orçamentos da União, do Distrito Federal, dos Estados e Municípios, recursos estes que possibilitem a execução de políticas, programas e projetos; a manutenção e funcionamento efetivo dos Conselhos de Direitos e Tutelares; dos Fun­dos dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes que, na maioria dos municípios, são fundos sem fundos. Citando o doutor Olympio Sotto Maior, autor de um dos textos deste caderno: ''lugar de criança é na escola, mas também lugar de criança é nos orçamentos públicos". Os artigos deste Caderno apontam também na di­reção da garantia dos direitos fundamentais, do com­ bate à violência e à exclusão por meio da formulação e execução das políticas públicas e da universalização das políticas sociais básicas para reverter uma situação na qual; 46% de crianças e adolescentes de até 16 anos estão na indigência ou na miséria e 56% das mortes de crianças e adolescentes são causadas por desnutrição, drogas e violência urbana (dados do IBGE).
URI: http://www.bibliotecadigital.abong.org.br/handle/11465/181
ISSN: 1517-4484
Appears in Collections:Abong

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ABONG_CRIANÇAS, ADOLESCENTES E VIOLÊNCIA.pdf3.92 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.